Skip to content Skip to footer

Sindrome de Burnout

Outro dia recebi para atendimento uma pessoa que estava muito insatisfeita, dizendo que se sentia mal e ingrato, pois tinha tudo na vida naquele momento, e mesmo assim sofria com pensamentos catastróficos e ansiedade.

Aos poucos fomos desvendando que seu sofrimento era exclusivamente relacionado ao trabalho. Estava confuso, pois gostava muito do seu trabalho atual e, mesmo assim, sentia muita necessidade de provar algo pra alguém, se sentia sempre um profissional péssimo, chegou a pensar em desistir da profissão.

Seu racional dizia que era capaz e o emocional que era uma fraude. As pessoas ao redor diziam o quanto ele era especial e competente, mas nunca era suficiente.

Durante as sessões ficou claro que sofria de síndrome de burnout, não pelo emprego atual, mas por um cargo traumatizante do passado. Um trabalho que deixou marcas profundas em sua memória.

Essa história é para ilustrar que muitas vezes a síndrome de burnout pode ter iniciado em um outro trabalho e você pode ter sido diagnosticado com transtorno de ansiedade, pânico ou mesmo depressão.

Como perceber se ficou marcas, observe:

– Se toda vez que você lembra um acontecimento passado faz você ter sensações e sentimentos desagradáveis.

– Se tem coisas que você prefere não contar pra ninguém

– Se tenta esquecer mas vez ou outra volta em sua memória.

– Se disse sim para as três afirmações acima, com relação a algo que aconteceu no trabalho, é possível estar sofrendo de Síndrome de Burnout

Como você tem vivenciado o seu processo de trabalho e cuidado da sua saúde, sobretudo a mental?

Se precisar de ajuda estamos aqui.

A gente entende!

A gente conversa!