Com toda esta evolução, vêm as frustrações, tristezas, desânimos e a impaciência. Uma das perguntas que são importantes é feita neste momento, o adolescente realmente sabe o que está sentindo?
Afirmasse que há quatro sentimentos principais que é a raiva, felicidade, tristeza e medo. Destes quatro sentimentos nós adultos conseguimos identifica-los, mas os adolescentes nem sempre compreendem se realmente sentem ou sabem o que estão sentindo. Está identificação é muito importante, pois á partir deste momento este adolescente pode expressar com facilidade o que sente e como pode agir diante deste sentimento.
Quando é claro essa identificação de sentimentos, o adolescente expressa o que sente agindo e não falando na maioria das vezes, essa reação pode vir a ser bruta e explosiva tanto na felicidade como no medo, mas é ai que começa o dialogo de compreender o que está passando com os sentimentos e com a mente destes adolescentes, se tornando mais tranquila a vivência na sociedade e nas relações.
Após a identificação de sentimentos consequentemente inicia a expressão e após o limite e então por fim se posicionar com educação. Uma condição puxa a outra:
Inicia com o sentimento, por exemplo, o medo, o adolescente expressa o medo na maioria das vezes chorando, pois não sabe o que irá resultar da situação, este adolescente coloca um limite por exemplo de se isolar no seu quarto sem falar com ninguém, aonde o pai ou mãe vai até ele para saber o que ocorreu e ele se posiciona com educação de querer verbalizar ou não com tranquilidade( importante respeitar o momento de expressão de sentimento respeitando o espaço).
Quando esses passos não acontecem ou eles se confundem entre si, á uma medo exacerbado, uma expressão de gritos, não há um limite, pois pode haver uma explosão de atos físicos e consequentemente não há posicionamento com educação, aonde o descontrole toma conta e os pais por muitas vezes acabam agindo com mais gritos e descontrole por não saber lidar com esta situação.
A compreensão adulta destes passos faz com que a comunicação e compreensão do que se esta sentindo e verbalizando se torne mais fácil e prático, levando um resultado mais pacifico e calmo, levando segurança a este adolescente e o entendimento que ele ou ela podem se abrir para conversar sobre qualquer situação.