Skip to content Skip to footer

As três partes do Cérebro e como saber disso pode mudar sua vida

Faça psicoterapia sem precisar se expor, com Brainspotting é possivel! Já pensou fazer uma sessão com uma psicóloga, trabalhar seu problema sem falar pra ela o que é? Assim, você garante sua privacidade e ainda melhora seu desempenho na vida e nos negócios.   

Essa é uma das possibilidades do Brainspotting.

Isso só possivel pois com esta técnica atingimos o cérebro reptiliano durante a sessão de reprocessamento e neste lugar o pensamento não tem influência.

Nosso cérebro é dividido em 3 partes. O reptiliano, límbico e o neocortex. O cérebro reptiliano é responsável por todas as funções fisiológicas do nosso organismo, respiração, digestão, batimentos cardíacos etc. O cérebro límbico é responsável pelas nossas emoções e o neocortex pelos nossos pensamentos. Quando estamos numa sessão de psicoterapia convencional usamos apenas a parte do cerébro racional: o neocortex e com sorte um pouco da parte límbica, porém quando nos submetemos ao método do Brainspotting atingimos a parte inconsciente aquele que não temos acesso ou controle, fazendo literalmente uma reparação, ao alcançarmos esse sistema escondido é que conseguimos ótimos resultados nos sentimentos, pensamentos e comportamentos e a .possibilidade de mudar fica mais fácil

Poucas pessoas sabem disso mas nossos pensamentos são guiados por nossas sensações corporais, note, quando você está calmo, nada lhe parece um problema, mas quando está nervoso qualquer coisa te tira do sério, por isso dizemos que o que importa não são os pensamentos mas as sensações. É por essa razão que pensamento positivo e a famosa força de vontade falham, o que realmente manda na gente é o cérebro reptiliano e se ele está superativado pouco da sua cultura, conhecimento, autocontrole e/ou sabedoria podem ajudar a controlar um comportamento destrutivo. É quando o cérebro reptiliano está superativado que as coisas ficam sem controle. Por vezes passamos uma vida com essas reações superativadas, o que muitas vezes podem nos levam a mais episódios desagradáveis ou mesmo a mais traumas e doenças físicas, já que a fisiologia, quando esse sistema permanece superativado afeta órgãos importantes responsáveis pela nossa saúde e bem estar. Com esta técnica alcançamos e estimulamos a parte reptiliana do cérebro desacionando o sistema de luta ou fuga trazendo a pessoa para um novo estado de ser, com tranquilidade e sapiência para lidar de uma nova maneira a problemas antigos. 

Você sabia que nossas memórias são conservadas por episódios de grandes emoções?  Volte ai na sua memória e tente lembrar uma coisa muito boa ou muito ruim na sua vida. Perceba que tem uma forte emoção envolvida. Agora me conte qual roupa você usava ontem ou o que comeu ao meio dia, caso nada de extraordinário tenha acontecido  você provavelmente não vai lembrar dessas informações porque não foram fixadas na memória por falta de uma grande emoção. E é nas fortes emoções e para alcançar as memórias mais impactantes que o Brainspotting age. 

É a partir do momento que descobrimos o núcleo da emoção, a partir da memória central envolvida no seu problema de hoje, conseguimos um efeito fantástico aonde todas as memórias envolvidas no evento central se dissolve num movimento cascata reorganizando as memórias e as percepções daquele momento até o momento atual. A memória não é apagada completamente mas a emoção envolvida é. 

Ficou interessado? Agende uma avaliação conosco. Esse método de tratamento é reconhecido pelo Conselho Federal de Psicologia e Medicina por seus resultados rápidos e duradouros.

Se você gostou desse texto pode gostar também desse video